O Chiado no Chiado.






A chegada do Outono é bastante visível nas ruas lisboetas. O pôr-do-sol torna-se mais frio, o fim de tarde revela uma cidade com (ligeiramente) menos turistas e os lisboetas apressados a sair dos seus empregos para se enfiarem ou nos transportes públicos ou nos cafés confortáveis. Hoje o pôr-do-sol teve outro encanto, para mim, pois viajei no tempo, de volta aos anos 50 e 60, talvez, pela Barbearia Campos, no coração do Chiado, por ocasião do lançamento do “Chiado” o novo perfume da Antiga Barbearia do Bairro.
O meu artigo, para ser concreto, é sobre três “chiados”. O primeiro Chiado é o sítio. Há quem diga que não há melhor lugar que encerre, em si, o pulso de Lisboa; pessoalmente concordo: antes de Alfama ser Alfama e a Mouraria ser a Mouraria já o Chiado era centenário! Quando ali vou gosto de me sentar na Brasileira, perto do Pessoa, e ver os turistas a passar, eles contemplam, maravilhados, algo que faz parte do meu passado. Este é o primeiro chiado, onde se come castanhas no Outono e sardinhas no Verão!



O segundo Chiado é o perfume. Hoje vim conhecer um perfume que me fez estremecer: não cheira só a Chiado, cheira a pai, a avô e a tios, garanto-vos! Sobre este segundo Chiado o tempo é a alma do perfume e, portanto, deixarei para outro artigo a minha reflexão sobre o perfume.
O terceiro, porém, é aquele que mais me apaixona. De facto há o perfume, há o lugar mas, sobretudo, existe o conceito. Será possível compreender o Chiado sem o derramar de copos de Fernando Pessoa, sem as cachimbadas dos “manos” Bordalo Pinheiro, sem os devaneios do Bocage ou, até mesmo, sem o triste momento do incêndio de 88. Há uma qualquer mística no Chiado, um miasma contaminado pelo vinho tinto e o cachimbo, que me apaixona verdadeiramente. Acredito, piamente, que pode ser por recordar este cheiro nos casacos e sobretudos do meu pai. Pode ser pura nostalgia mas, a bom rigor, o que é o conceito Chiado se não um fado saudosista!
Chiado é a liquidificação de todos estes Chiados.


José Vicente Cândido - 26 de Setembro de 2017